Característica

É um dispositivo intrauterino, que libera o hormônio levonorgestrel dentro do útero, impede a passagem dos espermatozoides e a fecundação do óvulo. Indicamos para a prevenção da gravidez, sangramento menstrual excessivo e para proteção do endométrio (camada de revestimento interno do útero) durante terapia de reposição estrogênica na pós menopausa.

Local de aplicação

A inserção dentro do útero deverá ser feita pelo médico e, geralmente, é realizada no próprio consultório. Algumas mulheres podem apresentar um desconforto maior e dor forte durante o procedimento de inserção, necessitando de anestesia. Em alguns casos, a colocação se faz em ambiente hospitalar. Em menos de 10% das usuárias pode ocorrer expulsão completa ou parcial do DIU. Raramente acontece a perfuração do útero durante o procedimento de inserção.

Eficácia

Tem alta eficácia e indicamos, principalmente, para quem deseja contracepção de longo prazo (três a cinco anos). Tende a diminuir a intensidade do fluxo e duração da menstruação. Após seis meses de uso, 44% das mulheres podem parar de menstruar. Se você decidir engravidar, o dispositivo deve ser removido e a fertilidade retornará em pouco tempo, independentemente do período utilizado.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns são: menstruação irregular ou ausência de menstruação, acne, dor nas mamas, dor de cabeça e alterações de humor.

Contraindicações

As contraindicações incluem, além daquelas já citadas para os métodos só de progestagênio, as seguintes condições: doença inflamatória pélvica atual ou recorrente (infecção dos órgãos reprodutores femininos), infecção do trato genital inferior, anormalidade do colo do útero ou do útero, incluindo miomas, caso estes apresentem deformação da cavidade uterina.

Mais Informações

Clique sobre o card do método para mais detalhes.

Veja
Também

Todas as Postagens

ler conteúdo

Ovulação e período fértil

É a fase do ciclo menstrual em que o óvulo é liberado pelo ovário, que segue até as trompas para…


ler conteúdo

Menstruação

É o fluxo de sangue provocado pela descamação das paredes uterinas que formam o endométrio, quando não ocorre a fecundação….

Gostou do Conteúdo?

Assine e receba nossa newsletter no conforto de sua caixa de e-mail.



© 2019 #vamosdecidirjuntos - todos os direitos reservados.