Característica

É um método só de progestagênio. Apresentado na forma de um pequeno bastão de plástico, que libera o hormônio etonogestrel em baixa dose, mas que é suficiente para impedir a liberação do óvulo pelo ovário e alterar o muco do colo do útero. Processo este que dificulta a entrada de espermatozoides para dentro do útero. Entre as usuárias, 20% ficam totalmente sem menstruar; 20% inicialmente menstruam normalmente, mas após seis meses menstruam de forma mais espaçada; e 60% passam a ter menor fluxo.

Posologia

Você deverá inserir o implante durante os primeiros cinco dias do ciclo menstrual. O efeito anticoncepcional desse método começará logo depois de colocado e terá duração de até três anos. Tanto a inserção, como a retirada do implante, deverão ser feitas somente por um médico que esteja familiarizado com essas técnicas.

Local de Aplicação

Com quatro centímetros de comprimento e dois milímetros de diâmetro, o implante deve ser inserido embaixo da pele do braço por meio de um aplicador descartável, entre os músculos bíceps e tríceps. O procedimento deve ser feito pelo médico no consultório com uso de anestesia local.

Eficácia

Ao contrário dos métodos hormonais combinados, indicamos o implante para mulheres que não podem ou não querem usar estrogênios. Ele tem alta eficácia e pode ser usado 21 dias após o parto ou aborto e por mulheres que estejam amamentando. Para o retorno da fertilidade, o implante terá de ser retirado.

Efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais são: menstruação irregular ou ausência de menstruação, acne, dor nas mamas, dor de cabeça, alterações de humor, náuseas, dores ou outras complicações no local da inserção.

Contraindicações

Assim como para outros métodos só de progestagênio, as contraindicações incluem icterícia (cor amarela da pele) ou doença do fígado grave, câncer dependente de progestagênios, algum sangramento vaginal de origem desconhecida e gravidez suspeita ou confirmada.

Mais Informações

Clique sobre o card do método para mais detalhes.

Veja
Também

Todas as Postagens

ler conteúdo

Ovulação e período fértil

É a fase do ciclo menstrual em que o óvulo é liberado pelo ovário, que segue até as trompas para…


ler conteúdo

Menstruação

É o fluxo de sangue provocado pela descamação das paredes uterinas que formam o endométrio, quando não ocorre a fecundação….

Gostou do Conteúdo?

Assine e receba nossa newsletter no conforto de sua caixa de e-mail.



© 2019 #vamosdecidirjuntos - todos os direitos reservados.