Posologia
Você deverá inserir o implante durante os primeiros cinco dias do ciclo menstrual. O efeito anticoncepcional desse método começará logo depois de colocado e terá duração de até três anos. Tanto a inserção, como a retirada do implante, deverão ser feitas somente por um médico que esteja familiarizado com essas técnicas.
Local de Aplicação
Com quatro centímetros de comprimento e dois milímetros de diâmetro, o implante deve ser inserido embaixo da pele do braço por meio de um aplicador descartável, entre os músculos bíceps e tríceps. O procedimento deve ser feito pelo médico no consultório com uso de anestesia local.
Eficácia
Ao contrário dos métodos hormonais combinados, indicamos o implante para mulheres que não podem ou não querem usar estrogênios. Ele tem alta eficácia e pode ser usado 21 dias após o parto ou aborto e por mulheres que estejam amamentando. Para o retorno da fertilidade, o implante terá de ser retirado.
Efeitos colaterais
Os principais efeitos colaterais são: menstruação irregular ou ausência de menstruação, acne, dor nas mamas, dor de cabeça, alterações de humor, náuseas, dores ou outras complicações no local da inserção.
Contraindicações
Assim como para outros métodos só de progestagênio, as contraindicações incluem icterícia (cor amarela da pele) ou doença do fígado grave, câncer dependente de progestagênios, algum sangramento vaginal de origem desconhecida e gravidez suspeita ou confirmada.