Característica

Tem a combinação de dois hormônios, um estrogênio e um progestagênio. Existem diferenças nas fórmulas das diferentes marcas disponíveis no mercado. O efeito dura cerca de 30 dias e a aplicação é mensal. O mecanismo baseia-se no bloqueio da ovulação, transformação endometrial e espessamento do muco cervical.

Posologia

Você deverá aplicar em uma farmácia, com a apresentação da receita médica. A injeção é intramuscular e a primeira dose será entre o primeiro e o quinto dia da menstruação. A segunda dose e as subsequentes devem ocorrer a cada 30 dias.

Eficácia

Sua eficácia é alta. Assim como os outros métodos combinados, não pode ser aplicada durante os primeiros seis meses de amamentação e seu uso deve ser indicado pelo ginecologista.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns são: sangramento vaginal, dor de cabeça, alteração de humor e dor nas mamas.

Contraindicações

Como o anticoncepcional injetável mensal contém uma combinação de dois hormônios femininos (estrogênio e progestagênio), as precauções relacionadas ao seu uso são similares às precauções com o uso de pílulas combinadas. Entre as principais estão: mulheres com histórico de trombose venosa (trombose venosa profunda ou embolia pulmonar), trombose arterial (infarto do miocárdio ou derrame cerebral), hipertensão arterial, doenças do fígado, dores de cabeça (enxaqueca) com alterações neurológicas, tumores hormônio dependentes e diabetes com complicações, além de fumantes com idade acima de 35 anos.

Mais Informações

Clique sobre o card do método para mais detalhes.

Veja
Também

Todas as Postagens

ler conteúdo

O contraceptivo oral é seguro mesmo?

Dr. Rogerio Bonassi Machado Comissão Nacional Especializada em Anticoncepção   O contraceptivo oral é seguro mesmo? Sim, gente, muito seguro!…


ler conteúdo

Tudo sobre o início da menstruação

Dr. Carlos Alberto Politano Comissão Nacional Especializada em Anticoncepção     A adolescência é um período de mudanças físicas e…

© 2020 #vamosdecidirjuntos - todos os direitos reservados.